Ceda: Mesmo que lhe pareça um absurdo no momento, aceite as sensações do seu corpo assim como você aceitaria em sua casa um visitante inesperado ou desconhecido ou uma dor incômoda. Ceda e aceite essa visita indesejável pois resistir você estará prolongando e intensificando o desconforto. Ao invés disso flua com elas.
Observe: Quanto mais você desfocar das suas experiências internas nos momentos de crise melhor se sentirá. Não ficar olhando pra dentro e ficar observando minuciosamente os sentimentos é o melhor a se fazer. Como sugestão você pode observar o que acontece com seu corpo sem julgamentos ou até mesmo observar o que ocorre ao seu redor e descrever detalhadamente.
Continue: Aja como se não estivesse ansioso(a), continue o que está fazendo mas em ritmo desacelerado. Fugir no momento parece ser o melhor a ser feito, mas se fizer isso seu medo na próxima vez irá aumentar e a ansiedade também. O melhor a ser feito é ficar onde está e fazer mesmo que seja a passos de formiga pois tanto o medo como a ansiedade irá diminuir.
Respire: Pode ser repetitivo mas acredite, Funciona !. Conte até três devagar na inspiração , outra vez até três prendendo o ar logo em seguida vá soltando o ar bem devagar contando até seis. Procure descobrir o seu ritmo de respiração, mantenha e verá como é agradável.
Examine: Você talvez esteja antecipando que as coisas vão piorar ou que há perigos pela frente e prevê problemas que acabam por não acontecer. Você mesmo já passou por isso diversas vezes e sabe que nunca aconteceu nada do que você pensou que fosse acontecer.
Reflita racionalmente e pergunte a si mesmo “que fatos comprovam que minha conclusão é acurada ?“ e “que fatos comprovam que minha conclusão não é acurada ?”. Ai você compara para ver se sua suposição estava correta.
Viva: Liberte-se do pensamento mágico que será livre definitivamente da ansiedade. Afinal não é o que queremos pois ela é necessária para continuarmos vivos. Ao invés disso surpreenda-se como você a maneja como acabou de fazer agora. Fazendo isso no futuro você estará mais apto a lidar com ela na próxima vez.