VALERIANA/PASSIFLORA: Com propriedades que atuam no sistema central como: flavonoides, alcaloides e saparinas e passiflora incarnata possui o efeito calmante do maracujá. Quando consumida a planta proporciona sensação de bem estar e relaxamento estimulando a produção de serotonina hormônio que ajuda a regular as emoções.
Para quem não é indicado?
Quando houver ingestão de bebidas alcoólicas ou haja alergia alguma de suas propriedades, pois pode ocorrer reação alérgica grave.
ALFAZEMA: Essa planta serve para tratar diversos problemas como: ansiedade, agitação, estabiliza batimentos cardíacos, promove relaxamento e melhora qualidade do sono.
Para quem não é indicado?
Para pacientes com úlceras gástricas e durante a gravidez.
MELISSA OU ERVA CIDREIRA: As folhas da melissa são excelentes para tratar alterações digestivas e ansiedade.
O ácido rosmarínico aumenta a disponibilidade de neurotransmissores no cérebro conhecidos como ácido gama-aminoburídico (gaba), que em baixos níveis está associado à ansiedade e a outros transtornos de humor.
Outro estudo mostrou que o consumo de melissa pode amenizar os efeitos negativos causados pelo estresse psicológico.
Para quem não é indicado?
Contra indicada para gestantes lactantes e crianças 12 anos. Pessoas com hipotensão e hipotiroidismo também devem evitar o consumo da planta.
Quem utiliza medicamentos sedativos como calmantes, também devem evitar erva-cidreira.
TILIA: Com seu efeito calmante ela é utilizada para auxiliar o tratamento de problemas como ansiedade e estresse. A erva também pode beneficiar pessoas com dificuldade de dormir, já que possui efeito sedativo.
Alguns de seus benefícios são: diminuição da hiperatividade, estresse, auxilia no tratamento da ansiedade, acalma e ajuda a relaxar.
Para quem não é indicado?
A única contraindicação é no caso de hipersensibilidade. Alguns médicos desaconselha o uso durante a gravidez pois pode causar contrações prematuras.
ERVA DE SÃO JÕAO: É usada para ajudar no tratamento dos sintomas de depressão, assim como ansiedade e transtornos de humor. Tudo isso por conta que a planta contém substâncias como a hipericina e hiperforina que atuam no sistema nervoso central acalmando a mente e restaurando o funcionamento normal do cérebro.
Para quem não é indicado?
É contra indicado para pessoas com sensibilidade à planta, pessoas com sintoma grave de depressão, grávidas, mulheres a amamentar e que estejam utilizando anticoncepcionais orais.
Crianças com menos de 12 anos só devem consumir com orientação do médico.
VALERIANA: Por ter propriedades sedativas e relaxantes a valeriana serve como um calmante natural contra depressão o estresse e indicada para outros sintomas também como reações histéricas, hiperatividade e ataques de pânico.