Como sabemos o ansioso está sempre no futuro tentando solucionar problemas que ainda não existem e que possivelmente nem existirão portanto a meditação é uma forma de se reconectar-se no aqui e agora, pois ajuda a tirar a mente das ocupações do futuro que são geradoras de ansiedade”.
Enquanto você medita, tende a refletir melhor sobre as questões do dia a dia, principalmente nas que se referem aos relacionamentos, sejam estes de trabalho, familiares ou amorosos.
Com o nível de estresse reduzido, junto à mente mais tranquila e pronta para receber informações saudáveis, resolver problemas torna-se muito menos desgastante.
Os benefícios da meditação para saúde relacionam-se diretamente com o funcionamento do metabolismo. A partir dela, há total relaxamento do corpo e da mente, favorecendo os bons e mais vagarosos pensamentos.
Um corpo e uma mente em equilíbrio proporcionam mais qualidade de vida a qualquer pessoa e, consequentemente, mais saúde.
É comum que pensem que a meditação é direcionada apenas para pessoas que mantém contato com a natureza ou que possuam um alto nível de concentração. Porém, a importância da meditação para ansiedade é de grande valia para qualquer pessoa que deseja revigorar suas energias, tranquilizar-se e cuidar do seu interior.
Muitas vezes, determinado acontecimento recebe uma carga negativa muito maior do que realmente é. Neste cenário, resolver problemas simples acaba se tornando mais dificultoso do que realmente seria.
Com a ajuda da meditação para ansiedade é possível parar, respirar fundo e fazer o que tem que ser feito, de forma simples e sem muitas discussões. A sua vida se torna muito mais leve!
Os benefícios da meditação para ansiedade vão além dos psicológicos: após certo período de prática, é observada uma melhor na saúde física, relacionamentos pessoais e relacionamentos profissionais.
Uma análise mais clara e direta da vida é um dos benefícios da meditação.
Mesmo sendo realizada durante alguns minutos, a meditação promove um estado de relaxamento que auxilia o praticante a se conectar com seu eu mais profundo, deixando os problemas de lado por alguns minutos, aliviando tensões e mantendo a mente mais tranquila e calma.
Saber como meditar e, principalmente, praticá-la, contribui com a paz e a tranquilidade que você precisa para continuar vivendo um dia após o outro, sem grandes expectativas.
Só o fato de respirar com consciência já lhe trará mais clareza e tranquilidade, benefícios que você também pode obter por meio da meditação.
Pratique sempre Escolha um horário do dia fixo para meditar. O mais recomendado é pela manhã, quando o corpo ainda está descansado e a mente mais tranquila e apta para relaxar. Mas qualquer momento do dia em que você possa parar um pouco já ajuda.
Limpar a mente dos pensamentos e focar no presente pode ser difícil para quem está condicionado a intercalar entre o passado e o futuro. Por isso, separamos algumas dicas: 1. Não precisa demorar muito Meditação não tem relação com quantidade do tempo, mas sim com a qualidade. O mais simples e recomendado é começar observando a respiração, ainda que seja por apenas 5 minutos duas vezes ao dia, e ir aumentando gradativamente até 20 minutos, se for confortável.
Primeiro passo é encontrar um lugar tranquilo e sem perturbações. Se ajudar, você pode até criar um “espacinho da tranquilidade”, com almofadas, incensos e elementos que lhe ajudem a entrar no clima.
Depois encontre uma posição confortável e deixe o corpo se acomodar. Aos poucos, leve a atenção para o seu corpo. Perceba as sensações físicas (contato com o chão ou cadeira; temperatura da pele, possíveis desconfortos ou pontos de tensão), como também o surgimento de pensamentos ou emoções presentes em sua experiência naquele momento; Comece a levar a atenção mais focada para as sensações e respiração –movimentos do tórax e do abdome na inspiração e expiração do ar; ou, ainda a sensação do ar entrando e saindo pelas narinas. É importante seguir o fluxo natural, sem tentar alterá-lo, apenas observando.
Não se preocupe com as divagações Para quem é ansioso, é normal que a mente se distraia. Do nada você pode se flagrar pensando em algum problema ou algo que precisa fazer depois, mesmo se estiver no seu local de tranquilidade para meditar. Na verdade, essa divagação da mente pode acontecer até com quem é mais experiente na meditação, pois a maioria das pessoas despende energia e atenção em várias atividades ao mesmo tempo –o que favorece o mecanismo da ansiedade e da agitação. E é normal isso acontecer!
Lembre-se de que a prática conduz ao aprimoramento. Nas primeiras vezes, pode ser difícil se concentrar e até respirar. O importante é estabelecer uma rotina.