A pessoa ansiosa tem pensamentos catastróficos, se sente inseguro pois não tem controle das coisas que o cercam. A vulnerabilidade é a sensação predominante e o ansioso não vê formas de lidar com essa situação. Vive em estado constante de alerta e se enxerga incapaz de enfrentar o perigo. Sua visão do mundo é distorcida, olha-se o mundo muito mais perigoso do que realmente é, o que diminui drasticamente sua confiança. Timidez é muito comum em um ansioso e você sabe por quê? por que o ansioso tem uma autocrítica implacável e ao conversar com um desconhecido por exemplo ficará extremamente preocupado com sua impressão; na dúvida ele nem quer correr o risco.
Ao fazer uma ligação a um desconhecido ensaia suas falas e já pensam em respostas que dará. É notável sua ânsia por controle. As causas têm múltiplos fatores: genética, química cerebral, Traços da personalidade experiências vividas podem ser as desencadeadoras das crises.
Tudo começa com um gatilho mental por exemplo uma mudança brusca na vida, trauma, doença ou uma dificuldade financeira.
Logo que vem a seguir são as formações do pensamento exemplo: isso me assusta não serei capaz de lidar com isso ou algo terrível irá acontecer.
Os sentimentos gerados são medo, apreensão irritabilidade tensão ou inquietação.
A resposta física também é gerada, músculo tenso, batimento cardíaco acelerado, alteração na Pressão Arterial são alguns exemplos.